All for Joomla All for Webmasters
Portuguese English

PARCERIAS

ACORDOS E COOPERAÇÃO REGIONAL E INTERNACIONAL

LIGAÇÃO DO IAAC COM O SADCAS

O SADCAS é um organismo de acreditação multi-ecónomico estabelecido segundo as normas internacionais, para prestar serviços aos países da Sub-região da SADC, que não tenham organismos de acreditação em operação. O SADCAS está representado em todos os Países membros pelos Pontos Focais Nacionais para a Acreditação- PFNA, estabelecidos pelos respectivos governos, com excepção da África do Sul e das Ilhas Maurícias, por terem organismos de acreditação próprios.
O SADCAS foi admitido como membro afiliado do ILAC em 2008, tendo passado a categoria de membro associado em 2011. Visando a assinatura do acordo de reconhecimento mútuo, passou pelo processo de avaliação de pares de Junho de 2014 a Maio de 2015.
A 05 de Novembro de 2015, em Milão - Itália, o SADCAS assinou formalmente o Acordo de Reconhecimento Mútuo do ILAC, e anunciado ao mundo com orgulho a sua condição de membro pleno do ILAC para ensaios e calibração, realizados com base na Norma ISO / IEC 17025.
Através deste acordo, os certificados de acreditação emitidos pelo SADCAS para os programas de acreditação de ensaio e calibração são agora internacionalmente reconhecidos, aumentando assim a aceitação dos seus serviços, e promovendo a eliminação da necessidade da repetição de testes e de calibrações de bens e serviços produzidos na região da SADC, feitas por organismos por si acreditados, podendo estes serem comercializados Internacionalmente, sem barreiras técnicas. (visitar site do SADCAS).
 

PONTO FOCAL NACIONAL PARA ACREDITAÇÃO (PFNA)

O PFNA em Angola foi designado e trabalha sobre supervisão do Ministério da Indústria, que por sua vez, criou um organismo independente, para fazer acreditações internamente.
Os Pontos Focais Nacionais de Acreditação (PFNA) são o elo de ligação entre o SADCAS (Serviço de Acreditação da Comunidade da África Austral) e os países membros. E como tal, são os responsáveis pela promoção dos benefícios e da importância da acreditação bem como da promoção dos serviços disponibilizados por este organismo.
Os laboratórios em Angola (independentes ou de unidades fabris) têm ao seu dispor os Serviços de Acreditação da SADC – SADCAS, através do PFNA que está directamente ligado ao IAAC.
 

OBJECTIVOS DA COOPERAÇÃO REGIONAL E INTERNACIONAL

O objectivo do IAAC é ser membro da Cooperação Internacional de Laboratórios (ILAC) e do Fórum Internacional de Acreditação (IAF).

Para tal o IAAC tem de trabalhar por via de acordos de reconhecimento mútuo com organismos de acreditação na região ou dos países de expressão Portuguesa para ganhar a experiencia exigida pelo ILAC e IAF.

Como ponto de partida, o IAAC vai manter o seu Status como Ponto Focal Nacional para acreditação no SADCAS (Serviços de Acreditação dos Países da região da SADC) com o intuito de promover e sensibilizar os serviços de acreditação do SADCAS. Com a experiência obtida na cooperação com o SADCAS, o IAAC espera evoluir para assinatura de um acordo de Reconhecimento Mutuo e dar tratamento aos processos de acreditação em conjunto com o SADCAS (visitar site ) .

PARCERIAS
  • gov.jpg
  • logosadcas.jpg
  • pfna.jpg
© 2017 IAAC - Instituto Angolano de Acreditação | Ministério da Indústria - República de Angola. Desenvolvido pela Angoweb