All for Joomla All for Webmasters
Portuguese English

QUEM SOMOS

IAAC - Instituto Angolano de Acreditação

É um órgão da administração indirecta do Estado, dotado de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tutelado pelo Ministério da Indústria.

Foi criado ao abrigo do disposto no Decreto Legislativo Presidencial Nº 61/16 de 22 de Março de 2016, com o objectivo de garantir a integração econômica de Angola com os Estados Membros da SADC e afirmação da produção nacional no mercado global.

O que fazemos ?

Acreditar

Prestar serviços de acreditação, que se consubstanciam no reconhecimento da competência técnica dos Organismos de Avaliação de Conformidade (OAC´s) a operar no mercado Angolano.

Regular

Actuar como agente regulador dos mesmos, nomeadamente Laboratórios de Ensaio, de Calibração, Laboratórios Clínicos, Organismos de Inspecção e de Certificação.

Avaliar

Avaliar a competência técnica dos Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC´s) e a qualidade das indústrias angolanas face aos novos desafios económicos que se apresentam no país, reconhecendo a competência dos organismos actuantes no mercado.

Outras Acções

  • Desenvolver metodologias e procedimentos próprios de acreditação de organismos de avaliação da conformidade, alinhados com as melhores práticas e normas internacionais.
  • Representar Angola e os interesses nacionais nos fóruns internacionais de acreditação.
  • Participar na celebração e execução de acordos de reconhecimento mútuo internacionais entre organismos de acreditação.
  • Promover o IAAC como organismo único de acreditação e disseminar as suas actividades pelos intervenientes relevantes públicos e privados.
  • Publicar as actualizações sobre acreditações atribuídas, renovadas, suspensas ou revogadas pelo IAAC.
  • Criar e gerir símbolos a serem utilizados pelas entidades declaradas como tecnicamente acreditadas pelo IAAC.
  • Publicar as actualizações sobre os desenvolvimentos no domínio da acreditação nacional e internacionalmente.

Estratégia

Através de parcerias com organismos regionais e internacionais, e o investimento de novas tecnologias e esquemas de acreditação, vamos fortalecer os nossos recursos humanos, desenvolvendo a capacidade e aptidão para exceder as expectativas dos nossos clientes e partes interessadas prestando os serviços de acreditação com reconhecimento internacional.
© 2017 IAAC - Instituto Angolano de Acreditação | Ministério da Indústria - República de Angola. Desenvolvido pela Angoweb